Confira nossos cases de sucesso abaixo:

  • GPSMarketing
  • GPSoluções
  • kid3
  • Coren-PB
  • Wellbrasil

Feira BITS 2011 - Palestra da Google

Artigos

Gestão de Processos, Segurança e Auditoria interna garantindo o seu sucesso

O primeiro indício de que algo não vai bem na rede de sua empresa, é quando o(s) computador(res) começa a dar certos problemas como ficar lento, travando, a página não abre na velocidade que você precisa, o antivírus apita com freqüência, ou o site da empresa junto com o email corporativo resolve ficar fora do ar mais de uma vez por mês. E que tal quando um cliente pede aquele relatório ou arquivo URGENTE e você não consegue porque o sistema estava lento, ou a internet se assemelha a tartaruga?

 

Se você perde mais tempo toda semana com burocracias do que com negócios ou projetos é um forte sinal que os processos internos precisam ser revistos e não vai ser um simples “avast gratuito” ou sistema de “caixinha”(pronto para determinado seguimento) que vai resolver seu problema específico.

 

É mais do que necessário se pensar em fazer um projeto de redesenho de processos focando em gestão, eficiência, economia, segurança e redundância dos serviços e por fim uma auditoria externa e interna baseada em documentos e relatórios.

 

 Qual o prejuízo gerado pelo roubo de dados por uma pessoa não autorizada com um simples pen-drive? E se esse pen-drive veio de um funcionário ou diretor da empresa com vírus e danificou toda rede? Ou alguém que abriu seu email e enviou arquivos importantes para a “nuvem”? E se simplesmente o vizinho de uma financeira ou empresa de ações da bolsa de valores, tinha acesso a rede sem fio liberada? Foram apenas arquivos correto? E se esses benditos forem publicados ou utilizados para fins maliciosos? Qual o preço da marca Globo.com na internet? E fora do ar por 1 hora enquanto o R7 da Record repassa todas as notícias do apagão?

 

 Continuidade dos negócios e gestão de riscos é a palavra em questão. Este mês houve um episódio que muitos paraibanos presenciaram que foi um site que se divulgou em todo estado de forma massiva com cartazes em faculdades e banners em sites de grande acesso local, prometendo um “mercado livre” paraibano.

 

Poucos meses depois do lançamento o site estava literalmente “bombando”, pois é uma boa idéia uma vez que foge do problema de segurança, quando traz os negociadores para a mesma cidade ou região. Mas não demorou muito para ficar claro que segurança deve vir em primeiro lugar e não em segundo plano depois que acontece algo ir atrás de remediar. Não deu outra, o site foi invadido, roubaram-se todos os dados de clientes, vendas e compras e para completar foram enviados emails com insultos para todos os cadastrados no site, inclusive com dados de vendas, comprovando o roubo das informações. O que eu quero dizer com isso? Onde fica a credibilidade agora?

 

A questão é e se fosse o seu negócio? Você esta preparado para lidar com esse tipo de “imprevisto”? Tem um plano “B” caso fique fora do ar? Caso tenha um apagão na região, ou dias de chuvas seguidos que afetem o seu serviço de link de internet, conseqüentemente seus serviços e sistemas?

 

Querer que o seu CPD se preocupe com tudo isso muitas vezes é pedir demais quando o mesmo esta sobrecarregado com as demandas internas e sequer pode parar para aprender por onde se iniciam as boas práticas de gestão de tecnologia baseadas nos conceitos e práticas de ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente.

 

Treinamento da equipe interna pode ser suficiente, mas pode não garantir a eficiência e experiência dos mesmos para os valores que estão em questão. Nesse momento a contratação de uma consultoria terceirizada e especializada na gestão dos processos internos do seu negócio, segurança e auditoria de sistemas é o ponto certo que as empresas tem apostado para garantir a continuidade e diminuir os riscos sobre os ativos da corporação.

 

O primeiro passo para atuar em uma consultoria dessas é a elaboração de um relatório de auditoria externa de como esta hoje o funcionamento de TODA a empresa desde a recepção ate a entrega do produto ao cliente e o pós venda, analisando cada processo e suas falhas e registrando em relatório. Após esse passo é são sugeridos as melhorias em uma consultoria especializada nesses tópicos citados, com base em o que a tecnologia pode proporcionar de melhorias em cada processo.

 

Em seguida as mudanças são implementadas, seja servidores, terminais, roteadores, compra de links, redundância, segurança, treinamentos anti-engenharia social e etc. Por fim as mudanças são testadas em seu funcionamento prático e é feito o treinamento com base em uma PSI(Política interna de segurança e bons costumes) e um tempo depois a empresa sofre outra auditoria para validar se o que foi implementado esta sendo de fato considerado e respeitado.

 

 A GPSProvider é uma das empresas do grupo GPSoluções que atua especificamente com foco em provedores de internet e empresas em geral nos ambientes de redes, servidores(Linux e Mikrotik), consultoria em gestão de processos, segurança e auditoria de sistemas.

 

 Tivemos casos em que o link de 1MB dedicado e carísimo pago pela empresa, não servia para nada, e era péssimo o acesso de dentro para fora e de fora para dentro de total ineficácia. Após fazermos a gestão com o Mikrotik tivemos um aproveitamento de 80% do link uma diminuição de 95% dos casos de vírus, a gestão dos acessos e a geração dos gráficos de uso de cada máquina bem como do link em geral, um sucesso!

 

Com atuação em todo país nestes serviços, a GPSProvider tem se destacado e concorrido entre os melhores sistemas de gestão de provedores de internet com o GPProvider, um sistema de gestão completa e personalizada de provedores de internet e redes em geral.

 

O diferencial do sistema é que além de ser web(acessível de qualquer dispositivo) é totalmente personalizado. Não temos nenhuma versão desse sistema igual rodando em mais de um cliente é tudo 100% customizado conforme as necessidades do cliente se assim o desejar. Além de ser personalizado nos módulos e funcionalidades o sistema possui uma infinidade de funcionalidades e formas de trabalho, desde para hotéis, pequenas a grandes empresas, hotéis, shoppings que querem tarifar e controlar o acesso Wireless e etc.

 

Gustavo Lobato – (gustavo@gpsolucoes.com)
CEO - Diretor Executivo – Grupo GPSoluções

 

Todos os Direitos Autorais Reservados
João Pessoa - PB / Fone: (83) 98870-9907 (CLARO)